25 de maio de 2009

Desafio Falando de Vinhos - Decanter


Nome: Veja os nomes e detalhes dos vinhos no post sobre o Desafio no Blog Falando de Vinhos.
Safra: -
País: -
Região: -
Produtor: -
Site: -
Importador: Decanter

Uvas/Corte: -
Teor alcoólico: -
Rolha: -
Numeração da garrafa: -
Preço: Gentilmente oferecido pelo blog Falando de Vinhos
Onde foi comprado: -
Quando foi comprado: -
Degustado em: 27 de abril de 2009
Onde bebeu: Enoteca Decanter, em São Paulo
Harmonizado com: Pães
Com quem: Claudio, João Felipe e outros oito participantes

Comentário do Claudio
Rótulo:
-
Exame visual: -
Exame olfativo: -
Exame gustativo: Com um certo atraso, publico meus comentários sobre o Grande Desafio Decanter de Vinhos Syrah, bela iniciativa e organização do amigo João Filipe Clemente do blog Falando de Vinhos. A noite foi ótima, na bela loja da Decanter em São Paulo. João Filipe gentilmente me convidou para participar do Desafio e consegui encaixar minha agenda para estar em São Paulo na data. Todos os sete vinhos da noite foram servidos às cegas sendo 5 deles 100% Syrah e ous outros dois um corte com a Syrah presente. Vinhos foram de 6 países diferentes e todos de um nível muito bom. Em geral todos evoluiram bem na taça.Todos os detalhes dos vinhos podem ser lidos no "Falando de Vinhos". Abaixo um breve comentário sobre cada vinho:

- Schild Estate Shiraz 05: O campeão da noite. Um grande vinho australiano com um nariz intenso, com uma paleta aromática que passava por especiarias e frutas. Paladar instigante, complexo e interessante.Um vinho envolvente.
- Raka Biography 05: Em segundo lugar, mas bem próximo do Schild, ficou este belo vinho sul africano. Nariz surprendente com intenso aroma de café seguido por tostado, chocolate e especiarias. Muito interessante. Na boca um vinho redondo e complexo com um longo final.
- Killerman´s Rush de Clare Valley 05: Mais um aaustraliano de grande qualidade. Este, para mim, foi o vinho com maior tipicidade da cepa. Estilo não tão exuberante quanto os outros dois anteriores, mas de muito equilíbrio.
- Fatasciá Aliré Syrah & Nero d’Avola 05: Na classificação final este vinho ficou em quarto. Na minha pontuação ele ficou em quinto. No nariz algo defumado misturado com frutas maduras. Vinho que preenche a boca e com um final muito agradável. Não me empolgou tanto.
- Les Fées Brunes 05: Este francês, um Crozes- Hermitage, na minha classificação tinha ficado com a quarta posição. Na classificação final ficou em quinto. Acredito que sua avaliação tenha sido prejudicada pois o estilo deste vinho pedia um belo prato de comida. Era o vinho de um outro estilo que facilmente percebia-se que era o francês. Nariz fechado, e paladar de perfil elegante. Vale uma nova avaliação com acompanhado de um jantar.
- Estampa Gold Assemblage Syrah 04: Este foi o chileno da noite, que logo que começamos a degustar os participantes indicaram como sendo o chileno. Como é um corte com Carmenére, esta cepa estava muito presente. Taninos marcados .Este talvez tenha sido o vinho que menos me empolgou.
- Callia Magna Shiraz 06: Vinho que já havia degustado e comentado aqui no blog. Vinho muito bem feito, não tão complexo quanto os outros. Seu grande destaque é o valor em torno de R$ 46,00. Um bom vinho fácil de agradar.

Foi uma ótima noite e gostaria de agradecer o convite feito pelo João Filipe e parabenizá-lo pela organização.

3 comentários:

Wine disse...

Olá!Tudo bem?
Vocês que adoram vinhos, já conhecem a Wine.com.br? Somos uma loja virtual de vinhos. Estamos presentes em diversas redes sociais. Se quiser nos conhecer dê uma olhada em nosso site ou em nossos perfis no Orkut, Facebook e Twitter! Temos uma extensa carta de vinhos toda comentada por nosso sommelier. Se quiserem tirar qualquer dúvida, estamos à disposição!

Vitor disse...

Caríssimos,

Seguindo as sempre ótimas dicas deste blog, comprei um Schild Estate Shiraz 05 em Curitiba, na última semana. Vou abri-lo ao lado de um Montes Alpha Syrah 2005.
A vendedora disse que aposta suas fichas no australiano.
Deve ser briga boa.

Abraço.

RPM disse...

Opa... gostaria de saber se o Schild Estate Shiraz, por ser de 2005, já está pronto ou merece ainda algum tempo de guarda...?