10 de maio de 2009

Casa de Santar - 2000


Nome: Casa de Santar
Safra: 2000
País: Portugal
Região: Dão
Produtor: Casa de Santar
Site: www.santar-sa.pt
Importador: -

Uvas/Corte: Touriga nacional
Teor alcoólico: 13.5%
Rolha: De cortiça, tamanho médio, com logomarca gravada.
Numeração da garrafa: -
Preço: Gentilmente oferecido pelo Marcelo
Onde foi comprado: Lisboa, Portugal
Quando foi comprado: 2008
Degustado em: 18 de abril de 2009
Onde bebeu: Em casa, no Rio
Harmonizado com: Bolinhas de carne/frango feitas no forno ao molho de mostarda acompanhada por batatas cozidas no creme de leite no forno
Com quem: Claudio, Rafaela, Carol e Marcelo

Comentário do Produtor
Vinho de cor retinta, no aroma muito concentrado em frutos vermelhos e violetas, na boca prima pelo seu porte, o equilibrio é aqui a nota dominante. Apresenta-se envolvente na boca, taninos muito finos e um final aveludado.

Comentário da Rafaela
Exame visual: -
Exame olfativo: -
Exame gustativo: Vinho muito gostoso, nos presenteado pelo Marcelo e pela Carol. Toda a deferência do Marcelo para com este vinho se mostrou muito apropriada. É realmente um vinho dos bons. E, o melhor, ele pode ser bebido sozinho, apesar de não ter se saído tão mal com a comida. Foi uma noite de ótimos vinhos e melhor companhia impossível. Que venham outros encontros como esse.
Nota: 90.0

Comentário do Claudio
Rótulo:
Tradicional e sem grandes atrativos.
Exame visual: Rubi alaranjado.
Exame olfativo: Intenso. típico de vinhos portugueses.
Exame gustativo: Este foi o segundo vinho da noite. Marcelo trouxe este vinho de Portugal e estava guardando para uma ocasião especial pois ele gosta muito da cepa Touriga Nacional. Resolveu trazer o vinho para o nosso jantar. O vinho combinou muito com o estilo do primeiro vinho. Safra 2000, este Dão estava já maduro, boa evolução. De perfil elegante, taninos finos e muito equilibrado. Boa complexidade de sabores. Poderia ter uma permanência maior, mas de qualquer modo é um vinho muito interessante e agradável. Assim como os dois vinhos portugueses, a noite foi muito boa.
Nota: 90.0

Nenhum comentário: