23 de abril de 2009

Primus 2006


Nome: Primus
Safra: 2006
País: Chile
Região: Valle Casablanca
Produtor: Veramonte
Site: http://www.veramonte.cl/
Importador: Zona Sul
Uvas/Corte: Cabernet Sauvignon 36%, Syrah 31%, Merlot 17% e Carmenère 16%
Teor alcoólico: 14,5 %
Rolha: De cortiça, tamanho médio, com logomarca gravada.
Numeração da garrafa: -
Preço: Gentilmente oferecido pelo Helton
Onde foi comprado: Supermercado Zona Sul
Quando foi comprado: -
Degustado em: 31 de março de 2009
Onde bebeu: Casa do Helton
Harmonizado com: Queijos e frios
Com quem: Claudio, Rafaela e Helton

Comentário do Produtor
Un vino poderoso, contundente con notas de especies exóticas y fruta madura. Aterciopelado con sabores a mora y cerezas se combinan con taninos intensos pero suaves.

Comentário da Rafaela
Exame visual: Bordô forte.
Exame olfativo: Cheiro de café, de maçã e de canela.
Exame gustativo: Depois de muitos meses combinando, finalmente fomos visitar o Helton em seu novo apartamento aqui no Rio. O lugar é pequeninino, mas a hospitalidade do Helton não tem medida. E os vinhos daquela noite ficaram à altura do encontro. Este primeiro, o Primus, mostrou-se bastante equilibrado e delicioso. Depois, até compramos uma garrafa para nossa adega. Ele tinha um gosto de fruta, lichia talvez, forte, gostoso. Helton, muito obrigada!
Nota: 89.0

Comentário do Claudio
Rótulo:
Rótulo equilibrado, estilo antigo remetendo a algo religioso.
Exame visual: Bordô bem escuro. Bonita cor.
Exame olfativo: Intenso, algo de embutido, especiarias e toques vegetais. Leve azeitona. Interessante e estilo velho mundo.
Exame gustativo: Sempre via este vinho nas prateleiras do Zona Sul, mas nunca me atentava para ele. O Helton comprou uma garrafa e provamos pela primeira vez o Primus da vinícola Veramonte. Passamos na porta desta vinícola durante nossa visita ao Chile no ano passado. O vinho foi uma bela surpresa. Bom corpo e boa intensidade de sabores. Um blend de 4 uvas muito bem feito com um estilo chileno, bastante interessante. Madeira bem leve ao fundo. Vinho de boa estrutura, funcionou bem com os queijos degustados e será uma bela companhia para um jantar. Final um pouco fechado ainda, mas o vinho tem pontencial para evoluir. Taninos macios e toques de especiarias na boca o fazem muito agradável e instigante. Aproveitamos a promoção do Supermercado (R$ 39!!) para comprar uma garrafa para guardar por um tempo. Irá evoluir com toda certeza. Belo vinho, vale provar.
Nota: 89.0 +

3 comentários:

Bonsdegarfo disse...

Olá pessoal, também experimentei esses dias o Primus. Aproveitei a onda do supermercado naquela semana de 20% de desconto em vinhos chilenos. Achei o Primus bastante ácido, desequilibrou na estrutura pra mim. a madeira tava muito discreta, tímida pro tanto de guarda que eles informam ter. Mas gostei depois de 2 horas respirando. grande abraço...

Talita disse...

Fica como sugestão o Primus 2005. A diferença fica por conta da ausência da syrah e o predomínio da merlot. Vale provar e gostaria de saber a opnião de vcs sobre essa safra e corte.
Abraços

Talita disse...

Fica a sugestão do Primus 2005. A diferença fica por conta da syrah que não entra no corte e da merlot que predomina. Muito bom. Gostaria de saber a opnião de vcs.
Abraços