20 de março de 2009

Pergunta da Semana - 108

O Le Vin au Blog publica uma pergunta nova toda quarta-feira. Nesta semana, o Le Vin au Blog quer saber:

- Se você precisasse abrir uma garrafa de vinhos e notasse que não tem um saca-rolhas em casa ou se por acaso ele quebrasse no meio do processo, que alternativa você usaria para sacar a rolha?

Esta pergunta foi inspirada na sugestão do Henrique G.

9 comentários:

léo disse...

mesmo quebrada, com um mínimo de habilidade, se pode tirar a rolha.
agora se não possuísse saca rolha...depende: bom vinho? encontraria um saca rolha ou deixaria pra outro dia. Vinho para dia-a-dia? tentaria jgar pra dentro da garrafa (embora bem difícil) e coaria depois, vertendo para um decanter.
abraços

Gourmandise disse...

Concordo com a idéias do Léo. Mas acho que apelaria para o vizinho...e ofereceria uma taça.
bjo,
Nina.

Anônimo disse...

Primeiro, tentaria tirar a rolha - o que restou dela - com uma pinça (há um saca-rolhas nesse estilo, inclusuve, ou, então,empurraria a rolha e depois passaria para um decanter com o uso de um funil. Mesmo no primeiro caso, se esfarelasse a rolha, passaria para um decanter por meio de funil ou com auxílio de uma vela.
Carlos Reis

Anônimo disse...

Huumm vejamos... faria um furo na rolha com uma furadeira.... não não essa é ruim... é acho que não tem jeito.. o negócio é empurrar a rolha para dentro.

Marcus disse...

Usando uma faca de ponta, por exemplo, aquelas usadas para desossar frango, apoie as costas da faca na borda do gargalo mantendo a lâmina apontada para o centro da rolha e vá cortando a rolha até que a faca "penetre" até a metade da rolha. Faça uma alavanca em espiral com a faca e "saque a rolha".

Abs.,
Marcus
http://azpilicueta96.blogspot.com

Beda disse...

Eu faria o que o Marcus sugeriu. Funciona, se for feito com cuidado.

Marie disse...

Uma sugestão francesa : se você esta sem saca-rolhas ou se ele quebrou, o mais simples é usar um grande parafuso, uma chave de fenda e um alicate para tira-lo; ou um parafuso com anel (não sei o nome tecnico)e vc passa uma chave de fenda ou uma caneta dentro do anel, você gira como um saca rolha e puxa. "É o qué os operarios fazem nos canteiros de obras", diz meu irmão Jean-Michel. (Sim, na França se bebe vinho no almoço até nos canteiros de obras... ;-)

Raul e Joel Carvalho disse...

Visualizei o seu blog e achei muito interessante... Parabens

Gostaria de lhe pedir se poderia colocar o link do meu blog no seu site: http://do-nariz-a-boca.blogspot.com/

Pode ser??

Quando colocar envie um mail para aqui: pirusas.carvalho@hotmail.com

Abraços

Gustavo disse...

Já tentei a sugestão do Marcus, com uma faca de serrinha e ponta fina. Coloquei bem no meio da rolha e comecei a girar. O que aconteceu foi que comecei a "cavar" a rolha até um ponto em que as bordas enrolaram em torno da faca e consegui puxar tudo.
Não sei se funciona sempre, pois foi uma vez só...

Abraço
Gustavo