2 de março de 2009

Alta Vista Premium - Torrontes 2007* #cbe



* O Alta Vista Classic Torrontes foi o vinho escolhido pelo blog Vivendo Vinhos para ser o 27º vinho a ser degustado pela Confraria Brasileira de Enoblogs. Não conseguimos encontrar, somente achamos o Alta Vista Premium e resolvemos fazer um post sobre ele. A confraria funciona assim: todo mês, um blog aponta qual será o vinho a ser provado. No primeiro dia do mês seguinte são postados os comentários de todos os participantes, cada um em seu blog.

Nome:
Alta Vista
Safra: 2007
País: Argentina
Região: Mendoza
Produtor: Bodega Alta Vista
Site: http://www.altavistawines.com/
Importador: Épice

Uvas/Corte: Torrontes
Teor alcoólico: 14%
Rolha: De cortiça, tamanho médio.
Numeração da garrafa: -
Preço: R$ 34, 10
Onde foi comprado: A Garrafeira, no Leblon, no Rio de Janeiro
Quando foi comprado: 14 de fevereiro de 2009
Degustado em: 14 de fevereiro de 2009
Onde bebeu: Em casa
Harmonizado com: Azeites especiais, peru com risoto de açafrão
Com quem: Claudio, Rafaela, Mário e Marie

Comentário do Produtor
Presenta un color amarillo brillante con aromas florales delicados, exaltando los sentidos por su frescura y vivacidad. Sugerimos una temperatura de servicio entre 7ºC y 8ºC.

Comentário da Rafaela
Exame visual: -
Exame olfativo: -
Exame gustativo: Dando continuidade à inauguração da nossa sala nova, desta vez recebemos nossos queridos amigos Marie e Mário. Tínhamos acabado de comprar este vinho e resolvemos já degustá-lo naquela noite mesmo. Tratava-se do vinho do mês, que também acabou sendo usado um pouquinho para preparar a comida. Vinho excelente, do jeito que eu gosto de brancos. Doce, sem ser enjoativo e às vezes até com um leve amarguinho. Recomendo. Marie falou que lembra vinhos da Alemanha e o gosto dele é da Floresta Negra no outono.
Nota: 89.0

Comentário do Claudio
Rótulo:
Rótulo limpo que procura passar classe para o vinho.
Exame visual: Muito claro, quase transparente.
Exame olfativo: Bastante fruta como abacaxi, pêssego e maracujá. Toques de limão.
Exame gustativo: Não conseguimos encontrar a linha Classic aqui no Rio de Janeiro. Resolvemos comprar a linha Premium desta mesma uva para fazermos os nossos comentários para a Confraria. òtimo vinho branco Argentino com tudo o que se espera de um Torrontés, com equilíbrio. Muito bem feito. Vinho jovem, vivo, com excelente acidez. Leve e bastante agradável. Vinho que pede mais uma taça. Bom final lembrando frutas como abacaxi , leve limão e um toque floral. Uma boa escolha. Para os confrades que degustaram a linha Classic, recomendo a linha Premium. Funcionou bem com um couvert de azeites que preparamos de entrada do jantar.
Nota: 88.0+

2 comentários:

Vitor disse...

Comprei 02 garrafas na semana passada, por indicação de um ótimo fórum sobre vinhos argentinos (http://foro.taninos.com) e abrirei a 1ª neste fim de semana.

Se valer a opinião dos nossos hermanos, é mesmo um dos melhores Torrontés do mercado. Ainda segundo a mesma fonte, talvez só perca pro San Pedro de Yacochuya Torrontés 2007, que custa em torno de R$ 50,00 no Brasil. Fica a dica.

Abraços.

Anônimo disse...

Realmente ja tomei quase todos os torrontes existentes em porto alegre e o san pedro de Yacochuya que tomei em buenos aires é realmente superior a todos. não tomei ainda o alta vista. é meu próximo...
o Yacochuya é imperdível...