23 de fevereiro de 2009

Salton Volpi - Pinot Noir 2006



Nome: Salton Volpi
Safra: 2006
País: Brasil
Região: Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves
Produtor: Salton
Site: http://www.salton.com.br/

Uvas/Corte: Pinot Noir 100%
Teor alcoólico: 13,3%
Preço: R$ 31,00
Onde foi comprado: Tumelero Bebidas, em Caxias do Sul
Quando foi comprado: 6 de maio de 2008
Degustado em: 29 de janeiro de 2009
Onde bebeu: Em casa, no Rio de Janeiro
Harmonizado com: -
Com quem: Claudio e Rafaela

Comentário do Produtor
De coloração rubi claro com aromas de frutos negros (framboesa, amora, mirtilo e cereja), tostados, baunilha, fumaça e especiarias. Sabor prolongado, agradável e harmônico.

Comentário da Rafaela
Exame visual: Um vermelho sangue desbotado.
Exame olfativo: -
Exame gustativo: Esta foi a terceira vez que provamos este vinho. Eu estava sem muita vontade de ficar escolhendo qual vinho seria, então disse para o Claudio que eu adivinharia qual era o que estávamos bebendo. E não é que realmente adivinhei? Ele apresentava gosto de fruta vermelha, doce de morango. Levinho, mas não sei se é o tipo de vinho que agradaria a todos.
Nota: 87.0

Comentário do Claudio
Rótulo:
Segue a linha da família de vinhos Volpi: apresenta um trabalho do artista. A tipologia e o dourado poderiam ser melhor aplicados.
Exame visual: Rubi claro, cor de Pinot Noir.
Exame olfativo: Furtas doces, algo de morango e leve floral.
Exame gustativo: Esta é a terceira vez que degustamos este Salton Pinot Noir. O resultado nas duas outras vezes tinha sido bastante positivo e resolvi guarda uma garrafa para degustar com calma. Esta garrafa foi a que menos me impressionou. Talvez pela expectativa gerada pelas outras duas. Continua ainda um Pinot bastante agradável, mas desta vez me pareceu mais frutado e menos elegante que das outras vezes. Toques sutis, que eram bastante interessantes, deram lugar a uma fruta mais marcada. Por outro lado a madeira, que estava presente nas outras garrafas, parecia mais domada nesta. Evoluiu bem com um tempo no decanter. De qualquer forma é um vinho fácil de se beber, de coropo leve, com toques de cerejas no final.
Nota: 87.0

Nenhum comentário: