6 de janeiro de 2009

Pergunta da Semana - 98

O Le Vin au Blog publica uma pergunta nova toda quarta-feira. Nesta semana, o Le Vin au Blog gostaria de saber:

- Por quanto tempo você já guardou uma garrafa de vinho? Qual foi? Ou ainda está guardado? Você se preocupa com a forma de armazenamento?

Participe da promoção da pergunta da semana! Leia abaixo o post.

11 comentários:

Anônimo disse...

Meu máximo até agora: 3 anos e meio. Tenho uma dezena de vinhos que pretendo guardar por algums anos. Tento sempre prová-los em viagens ou degustações para ver quanto tempo devo guardá-los de forma a bebê-los no auge.
Vamos ver se aguento.
Carlos Reis

Cortes de Cima disse...

Temos vinhos guardados em cave, de arrefecimento natural, em que a colheita mais antiga é de 96 (nossa 1.ª colheita). Trata-se do Cortes de Cima 1996 e do Cortes de Cima Garrafeira 96. Não faz muito tempo abrimos uma Garrafeira para degustação e verificamos que compensa todo o cuidado que temos tido com o seu armazenamento.

Gerson disse...

Só um ano, mas agora que comprei uma adega climatizada, acho que conseguirei guardar por mais tempo.
Gerson

Gourmandise disse...

Acho que uns três anos...não tenho certeza.
Um bom vinho merece ser armazenado de maneira adequada (assim como deve ser degustado na época certa - nem nates nem depois).
Quem investe em bons vinhos, deve investir em uma cave.
bjos,
Nina.

Luis disse...

Fiz uma besteira e guardei um Aurora Millenium 1991 durante 14 anos. Não tenho adega climatizada e moro no sul (Porto Alegre), que tem grandes variações de temperatura. Ainda assim, quando o degustei, em 2006 (comprei em 1992), ainda deu para perceber que foi um bom vinho: não estava estragado, mas já tinha passado a época certa para a degustação.

Vitor disse...

Guardei um Rosso de Montalcino 2000, de 2003 a 2008. Não tinha adega climatizada até então, e o mantive dentro do armário! O vinho estava perfeito quando abri. Que sorte!

Comprei uma adega e pretendo guardar alguns vinhos. Minhas garrafas mais antigas são de 2003: os argentinos Lindaflor Malbec, Caro (2) e B Crux. A absoluta maioria é de 2004 e 2005.

Abraço.

João Filipe Clemente disse...

Nas minhas viagens profissionais à Europa, sempre dava um jeitinho de trazer algumas coisas especiais que guardo em adega climatizada. Os mais antigos são portugueses, inclusive um Cortes de Cima Garrafeira 03 que pretendo abrir somente no ano que vem quando comemorar meus 55 anitos, em especial uns Portos Vintage (minha paixão). O mais antigo é um Graham´s 80 que está na adega há cinco anos e só devo abrir no casamento da minha filha, Deus sabe quando!
Salute

Cristiano Orlandi disse...

Amigos,

Tenho um Amarone 1998 na minha adega, dois supertoscanos 2000...

Cristiano
Vivendo Vinhos
www.vivendovinhos.blogspot.com

Alexandre (Diário de Baco) disse...

Toda vez quye passo em frente da adega, as garrafas acenam para mim efusivamente, mas faço de conta que não é comigo. :o)

até agora suportei bem esperar até 1 ano, mas tenho algus que merecem mais tempo.

Haja força de vontade!

Beda disse...

Venho guardando vinhos desde que ganhei minha primeira garrafa "séria", há uns 6 anos. Ela já foi embora, mas tenho um ou dois guardados já há mais de quatro anos.

Anônimo disse...

Vinho é para sr consumido. Sempre tenho minha adega cheia, mas, como bebo pouco chega a ficar seis meses ou mais. Dom Melchior, Catena Zapata, Amayna, os franceses Les Beaune. Excelentes