28 de janeiro de 2009

Marco Luigi Reserva da Família - Cabernet Sauvignon 2003


Nome: Marco Luigi Reserva da Família
Safra: 2003
País: Brasil
Região: Vale dos Vinhedos
Produtor: Vinícola Marco Luigi
Site: http://www.marcoluigi.com.br/home.html
Importador: -

Uvas/Corte: Cabernet Sauvignon 100%
Teor alcoólico: 13%
Rolha:De cortiça, tamanho médio
Numeração da garrafa: 3.456/5.000
Preço: -
Onde foi comprado: Diretamente com a Marco Luigi, por e-mail
Quando foi comprado: outubro de 2008
Degustado em: 2 de janeiro de 2009
Onde bebeu: Em casa
Harmonizado com: Pizza de atum e milho (Rafaela) e pizza de calabresa, ovo e cogumelos (Claudio)
Com quem: Claudio e Rafaela

Comentário do Produtor
Vinho elaborado com uvas Cabernet Sauvignon com nível de maturação excepcional de um único vinhedo onde a produção de uva por pé é de no máximo 2,5 Kg. Vinho encorpado, com excelente estrutura, equilíbrio , de grande complexidade e persistência. Apresenta um leque aromático de grande tipicidade, resultado do estágio de envelhecimento em barricas de carvalho. Os taninos intensos e refinados enchem a boca e equilibram a notável estrutura do vinho. Vinho diferenciado e com alto potencial para o envelhecimento.

Comentário da Rafaela
Exame visual: -
Exame olfativo: Cheiro de morango e de pão que acabou de receber o fermento.
Exame gustativo: Para dar início às degustações de 2009, escolhemos esse Marco Luigi Reserva da Família e foi uma boa opção. Estava chovendo, como quase todos os primeiros dias 2009, e resolvemos não sair de casa. Recebemos um folheto de uma pizzaria na caixa de correio e resolvemos testá-la. Como se podia criar a própria pizza, escolhi duas coisas que gosto: atum e milho, mas os dois ingredientes juntos se mostraram uma opção meio furada. De todo modo, a pizza da The Pizza é bem boa. O vinho harmonizou com minha escolha maluca, mais do que com a combinação eleita pelo Claudio. O vinho não é tão leve, apesar dos 13% de álcool e fiquei com bastante sono ao longo da degustação. Ele tinha um gosto bem presente de geléia, mas isso não me desagradou.
Nota: 89.0

Comentário do Claudio
Rótulo:
A tentativa foi de passar o conceito de "vinho artesanal". Contudo acredito que pesaram um pouco na mão com elementos demais que até desvalorizam o vinho. Acho que vale pensar num redesenho.
Exame visual: Tom bordô.
Exame olfativo: Ameixa, cereja madura. Baixa intensidade.
Exame gustativo: Mais um vinho da vinícola Marco Luigi. Vinho bem feito, de boa estrutura, álcool bem integrado. O vinho repete na boca as frutas sentida na análise olfativa. Frutas maduras, com final bem marcado lembrando geléia de ameixa e cereja, falta um pouco de acidez. Não é o meu estilo favorito de Cabernet Sauvignon, gosto de alguns aspectos vegetais presentes e não tão marcado por fruta madura. É um vinho feito com cuidado e que está pronto para beber, não devendo guardar mais. A intensidade das frutas me incomodou um pouco.
Nota: 86.0 +

Nenhum comentário: