25 de janeiro de 2009

Luiz Argenta Reserva - Cabernet Sauvignon 2004


Nome: Luiz Argenta Reserva
Safra: 2004
País: Brasil
Região: Flores da Cunha
Produtor: Luiz Argenta Vinhos Finos Ldta.
Site: http://www.luizargenta.com.br/
Importador: -

Uvas/Corte: Cabernet Sauvignon 100%
Teor alcoólico: 13,1%
Rolha: De cortiça e de bom tamanho.
Numeração da garrafa: - / 16.000
Preço: R$ 30
Onde foi comprado: Tumelero Bebidas, em Caxias do Sul
Quando foi comprado: 6 de maio de 2008
Degustado em: 28 de dezembro de 2008
Onde bebeu: Em casa
Harmonizado com: Pães do Guy
Com quem: Claudio e Rafaela

Comentário do Produtor
A elevada estrutura em taninos de altíssima qualidade, obtida através de um rigoroso controle da produção e da maturação fenólica das uvas, aliado a um moderno processo de elaboração, faz do Reserva Cabernet Sauvignon 2004 um grande vinho tinto. Foram elaboradas 16.000 garrafas deste vinho.
Vermelho rubi, com uma elevada intensidade.
O Reserva Cabernet Sauvignon Luiz Argenta 2004 possui aromas intensos, delicados e harmônicos. Estas características são provenientes da variedade e do tempo de envelhecimento em barricas de carvalho. Descrevem-se aromas de grande complexidade que lembram frutas vermelhas, licor de cassis, chocolate e café. Características de vinhos elaborados com excelentes uvas e que tiveram uma prefeita maturação em barris de carvalho.
É um vinho estruturado, que apresenta um ótimo volume de boca, com um grande corpo. Apresenta um ataque inicial doce, os taninos são perfeitamente evoluídos e equilibrados. Possui uma acidez equilibrada e uma grande persistência gustativa. Os aromas percebidos no olfato podem ser identificados no retrogosto.

Comentário da Rafaela
Exame visual: -
Exame olfativo: Algo defumado. É repleto de aromas, mas que não são muito fáceis de serem identificados.
Exame gustativo: Depois de uma longa temporada sem fazer degustações em casa e tampouco acompanhas de pãezinhos gostosos, resolvemos aproveitar um almoço no bistrô e padaria Guy para comprar pães, uma terrine e outras coisinhas boas para comer mais tarde. O Luiz Argenta ficou à altura das compras no Guy. Trata-se de um vinho intenso, equilibrado, uma ótima mistura entre os vinhos frutados que eu tanto gosto e os vinhos mais 'sérios', por assim dizer, que o Claudio prefere. Este Luiz Argenta deixa um gosto bom na boca e só por isso já vale a experiência.
Nota: 89.0

Comentário do Claudio
Rótulo:
Rótulo limpo onde prevalece o uso do preto.
Exame visual:Violeta.
Exame olfativo: Nariz rico, início com frutas maduras e defumados, passando para pimentão. Interessante.
Exame gustativo: Bom Cabernet Sauvignon brasileiro. Vinho com boa personalidade e que pede um prato de comida. Evoluiu bem com algum tempo no decanter, e repete na boca o que sentimos no nariz. Álcool integrado e sem madeira aparente. Seu sabor é intenso e agradável. Está no ponto para ser degustado. Vale a pena ficar de olho nos vinhos desta vinícola.
Nota: 87.0+

Um comentário:

Vinho para Todos disse...

Confrades,

No dia 1º de fevereiro serão postados os comentários do 25º vinho da “Confraria Brasileira de Enoblogs”, o MICHEL TORINO PINOT NOIR 2007.

Tenho uma “proposta irrecusável” para todos, nos moldes do que fizemos em dezembro com a indicação do ESPUMANTE.

Eis a proposta:

- postagem em 15 de fevereiro de um ROSÉ para o verão dos leitores.

- faixa de preços: ATÉ $25.

- será o 26º vinho da CBE.

Saúde a todos.