19 de dezembro de 2008

Sideral 2003


Nome: Sideral
Safra: 2003
País: Chile
Região: Valle del Alto, Cachapoal.
Produtor: Viña Altair
Site: http://www.altairwines.com/
Importador: -

Uvas/Corte: Cabernet Sauvignon 84%, Merlot 10%, Syrah 4% e Sangiovesse 2%
Teor alcoólico: 14,5%
Rolha: De cortiça, bom tamanho
Numeração da garrafa: -
Preço: 9.900 pesos chilenos - meia garrafa
Onde foi comprado: Restaurante Porto Fuy, em Santiago - Chile
Quando foi comprado: 4 de dezembro de 2008
Degustado em: 4 de dezembro de 2008
Onde bebeu: Restaurante Porto Fuy, em Santiago - Chile
Harmonizado com: Risoto de caranguejo - Rafaela (12.500 pesos) e Trilogia de Congrio - Claudio (14.000)
Com quem: Claudio e Rafaela

Comentário do Produtor
Aromas de frutas pretas, ameixa e baunilha seca. Na boca seu tanino é fresco e suave. O equilíbrio da acidez é perfeito e permite que seus taninos se desenvolvam lentamente na boca sem agressividade. Notas de frutas vermelhas maduras e frescas que se mesclam em uma nota delicadamente tostada. Doze meses em barricas de carvalho. Robert Parker e Wine Spectator 91 pontos.

Comentário da Rafaela
Exame visual: -
Exame olfativo: -
Exame gustativo: Esse segundo dia também foi uma espécie de maratona. Decidimos visitar o Cerro San Cristóbal, que fica muito próximo do centro da cidade, perto da estação Baquedano. Primeiro, passamos pelo Pátio Belavista, onde almoçamos um peixe bem gostoso e depois seguimos para o Cerro. Estava um sol fantástico. Como o funicular estava desativado naquele dia, assim como o teleférico, tomamos um táxi para ir até a imagem de Nossa Senhora da Conceição - a festa dela foi na segunda-feira seguinte, feriado em Santiago e em Mendoza também. Chegando lá, caminhamos um pouco e resolvemos sair pelo outro portao do parque. Só nao sabíamos que esse outro portão ficava a quase tres horas de caminhada. Bom, lá fomos nós. Queríamos ver um tal restaurante Enoteca, mas o encontramos fechado. Conhecemos a piscina pública que tem no caminho, ficamos felizes quando fomos atingidos por um jato de água e chegamos quase mortos ao tal portão próximo a Providencia. Dali, caminhamos mais algumas léguas, tomamos suco de laranja, caminhamos mais um pouco e resolvemos ir ao shopping. Depois de o Claudio fazer uma pequena visita a uma loja de vinhos, tomamos um táxi até o Porto Fuy. O restaurante é bem agradável. Estamos meio desarrumados (imagina, depois de caminhar durante horas embaixo de um sol escaldante), mas fomos bem recebidos. A comida estava maravilhosa e o formato dos pratos valeu o preco, que foi praticamente o dobro do que havíamos pagado na noite anterior. Para nao deixar de beber um vinhozinho, pedimos um que estava em promoção. Este Sideral armonizou muito bem com meu prato. Tudo estava muito gosoto. Este é um vinho com o estilo que eu gosto, mais moderno, mas sem excessos. É um vinho fácil de se gostar.
Nota: 90.0

Comentário do Claudio
Rótulo:
Design clean e bem resolvido
Exame visual: Rubi intenso
Exame olfativo: -
Exame gustativo: Depois de começarmos o dia com uma taça de Almaviva e andar muito por Santiago, fomos jantar no excelente restaurante Porto Fuy. A carta de vinhos do restaurante é boa, mas sua marcação de preço é um pouco mais elevada do em que outros restaurantes de Santiago. Estavam fazendo uma ação promocional com o Sideral e ele estava a preço de loja. Escolhemos uma meia garrafa para acompanhar nosso jantar. Não sei por qual motivo, mas acreditava que o Sideral era um vinho "bombado", carregado na madeira e por isto ele nunca entrava nas minhas "wish-list". Ao prová-lo pela primeira vez, o Sideral me surpreendeu. É claramente um vinho moderno, mas muito bem equilibrado. Boa fruta, ótima evolução na taça, boa estrutura, sabor firme e final marcante que misturava alguma coisa picante com toque de madeira. Álcool muito bem integrado. Um ótimo vinho. Para minha surpresa, funcionou bem com o meu prato, a deliciosa trilogia de congrio. O serviço do vinho no Porto Fuy foi muito bem feito, assim como todo o resto. Recomendo a que for a Santiago jantar neste restautante.
Nota: 90.0 +

Nenhum comentário: