30 de dezembro de 2008

Santa Carolina Una Estrella - Merlot 2007 * #cbe


* Este vinho foi escolhido pelo blog O Tanino para ser o 23º vinho a ser degustado pela Confraria Brasileira de Enoblogs. A confraria funciona assim: todo mês, um blog aponta qual será o vinho a ser provado. No primeiro dia do mês seguinte são postados os comentários de todos os participantes, cada um em seu blog.

Nome: Santa Carolina Una Estrella
Safra: 2007
País: Chile
Região: Santiago
Produtor: Santa Carolina
Site: http://www.santacarolina.cl/
Importador: -

Uvas/Corte: Merlot
Teor alcoólico: %
Rolha: -
Numeração da garrafa: -
Preço: 990 pesos, algo como 3 reais
Onde foi comprado: Supermercado Jumbo, em Santiago
Quando foi comprado: 8 de dezembro de 2008
Degustado em: 8 de dezembro de 2008
Onde bebeu: Hotel em Santiago
Harmonizado com: -
Com quem: Claudio e Rafaela

Comentário do Produtor
Este Merlot es un vino jóven con delicados aromas a frutos rojos, destacándose la frutilla madura. Posee suaves taninos lo que otorga al vino una exquisita textura aterciopelada. Acompaña muy bien pastas, carnes blancas, ensaladas condimentadas, quesos y jamones.

Comentário da Rafaela
Exame visual: Rubi.
Exame olfativo: Meio ruim, cheiro artificial, de doce industrializado.
Exame gustativo: Esta degustação foi feita de maneira meio improvisada. Viajamos para o Chile no início do mês de dezembro e na minha última noite na cidade, aproveitamos para degustar esse vinho chileno. Na manhã seguinte, eu partiria para Mendoza. Ele foi provado depois de um belo jantar num ótimo restaurante, durante o qual provamos quatro vinhos diferentes servidos em taças. Depois dos bons vinhos degustados, esse Santa Carolina ficou meio sem graça. E nem é preconceito. Ele apresentou um cheiro esquisito e quando o coloquei na minha boca, não fiquei nada feliz. Trata-se de um vinho simples, que talvez sirva bem para acompanhar um jantar qualquer de dia de semana, mas eu não receberia convidados com este vinho. Não que ele seja horroroso, talvez não tenha me pegado no dia certo para degustá-lo. Ele tem um amargor que me desagrada, irrita a mucosa da boca. Levemente tânico, não se sente na garganta, apenas na boca, que fica adstringente, esquisita, depois de ele passar por ali. Não beberia de novo. Ainda bem que foi apenas uma provinha e por um preço bem camarada.
Nota: 79.0

Comentário do Claudio
Rótulo:
Para o mercado local, a Santa Carolina utiliza este rótulo para sua linha básica que é denominada "uma estrela". Design bem resolvido.
Exame visual: Rubi fechado
Exame olfativo: Algo desagradável.
Exame gustativo: Aproveitamos que estávamos no Chile e resolvemos fazer a degustação do mês por lá mesmo. Pela manhã passamos em um mercado e compramos por cerca de R$ 3,00 o Santa Carolina Una Estrella. A linha básica recebe este nome no mercado chileno. Acredito ser o mesmo vinho que é importado para a linha básica, apenas mudam o rótulo. Resolvemos degustar uma taça deste vinho logo após um belo jantar onde provamos 4 diferentes e ótimos vinhos. Acho que isto fez acentuar os desequilíbrios deste Merlot. É um vinho básico, unidimensional e sem atrativos. Não é agradável, deixando na boca um paladar de fruta ainda verde, um amargo realmente desagradável. Final também desequilibrado. Não me agradou.
Nota: 79.0

Nenhum comentário: