14 de novembro de 2008

Caspagnolo Chianti Colli Senesi DOCG 2005



Nome: Caspagnolo
Safra: 2005
País: Itália
Região: Montalcino
Produtor: Villa Poggio Salvi/Biondi Santi
Site: http://www.biondisantispa.com/
Importador: Mistral

Uvas/Corte: Sangiovese 90% e Merlot 10%
Teor alcoólico: 12,5%
Rolha: de cortiça aglomerada, tamanho médio, com logomarca gravada. Apresentou formação de cristais
Numeração da garrafa: -
Preço: US 29,90
Onde foi comprado: Mistral, em São Paulo
Quando foi comprado: 30 de junho de 2007
Degustado em: 25 de outubro de 2008
Onde bebeu: Em casa
Harmonizado com: Queijo gouda, pasta de tomate seco, lombo canadense, pão com queijo minas e outros pães da padaria Le Bloise, de Botafogo
Com quem: Claudio e Rafaela

Comentário do Produtor
Chianti "Caspagnolo" by Villa Poggio Salvi is created by a blend of Sangiovese Grosso grapes mixed to a small amount of Merlot coming from the estate vineyards located in Monteriggioni (Siena). This historical wine from Tuscany has well balanced, warm flavour, with harmonious roundness in tannins, a fruit fragrance with hints of black-currant and violet, bright ruby red color. It is ready for immediate enjoyment and it matches well with a great range of foods.
Excellent vintage in 2005: the springtime saw average and satisfactory rains, June and July were hot, while August had repeated showers that caused a slight delay in harvesting, but turned it into a great vintage.

Comentário da Rafaela
Exame visual: Depois de várias degustações sem analisar a cor dos vinhos, volto a fazer isso nesta aqui: rubi, com as bordas alaranjadas - mas tem um porém, em nossa sala tudo é laranja e talvez isso possa influenciar a percepção
Exame olfativo: Cheiro de sabonete palmolive em barra, daqueles mais baratos, do tipo lavanda
Exame gustativo: Fazia muito tempo que não degustávamos um vinho em casa com comidinhas compradas em uma padaria. Neste dia, passamos o dia todo na rua. Fomos escolher um sofá novo na loja bonita do Fernando Jaeger, no Jardim Botânico, depois fomos a Copacabana olhar umas lojas de lustres e de cadeiras. Para quem ainda não sabe, estamos reformando nossa sala. Está ficando linda. O armário, dentro do qual esconderemos a adega, e a estante devem chegar perto do aniversário do Claudio e o sofá no início de dezembro. A parede já ganhou um tom mais alegre e acabamos de buscar o tecido que revestirá uma antiga cadeira da avó do Claudio. Até o fim do ano deve estar tudo arrumadinho. Bom, depois de fazermos tudo isso, ainda passamos no Rio Sul e no Botafogo Praia Shopping para mais umas comprinhas. Na volta para casa, resolvemos passar na Le Bloise para comprar uns pãezinhos. O Caspagnolo foi aberto para comemorar as 30 mil visitas do blog. Trata-se de um vinho com corpo médio, gostoso, com boa permanência e um gosto agradável. Claudio disse que se trata de um típico chianti e eu acreditei.
Nota: 90.0

Comentário do Claudio
Rótulo:
Bonito e equilibrado.
Exame visual: Rubi/telha, alaranjado e trnasparente. Lágrimas finas e rápidas.
Exame olfativo: Terra, pimentão verde, bem velho mundo.
Exame gustativo: Gosto bastante de Chiantis. Este Caspagnolo é um Chianti bem ípico. Vinho bem feito, de corpo leve que acompanha bem um prato de massa. De acidez marcante, vinho fácil de beber que evoluiu depois de um tempo aberto. Sabor de caráter vegetal e final levemente amargo. Permanência concentrada na boca. Sem madeira aparente é um bom vinho, típico e direto. Apresentou depósito na garrafa.
Nota: 87.0

Nenhum comentário: