11 de novembro de 2008

Bourgogne Philippe Pacalet - Pinot Noir 2006


Nome: Bourgogne Philippe Pacalet
Safra: 2006
País: França
Região: Bourgogne
Produtor: Philippe Pacalet
Site: -
Importador: World Wine

Uvas/Corte: Pinot Noir 100%
Teor alcoólico: 12,5%
Rolha: de cortiça, de tamanho médio para pequeno
Numeração da garrafa: -
Preço: R$ 150
Onde foi comprado: Vino!, em São Paulo
Quando foi comprado: 17 de outubro de 2008
Degustado em: 17 de outubro de 2008
Onde bebeu: Vino!, em São Paulo
Harmonizado com: Polenta com molho de cogumelos (Rafaela) e nhoque com polpetones (Claudio)
Com quem: Claudio, Rafaela, Nina, Marcel, Gisele e Avelino

Comentário do Produtor
Cor: Vermelho cereja, límpido e muito brilhante. Aroma: Aroma maravilhosamente frutado, com notas de morango, cassis e framboesa com leve toque de baunilha. Sabor: na boca, este vinho demonstra um equilíbrio perfeito entre a fruta e sua sólida e calorosa estrutura. Um vinho leve, porém com boa concentração e taninos bem resolvidos. O final é longo e persistente.

Comentário da Rafaela
Exame visual: -
Exame olfativo: -
Exame gustativo: Esta foi a segunda vez que provamos um vinho de Philippe Pacalet. E foi novamente uma ótima experiência. Vinhos naturais são diferentes e me agradam muito, parecem muitos mais limpos - e devem ser devido ao processo de fabricação. Já sinto saudades desta noite. Fui a São Paulo para um encontro de arquitetura de informação (2º EBAI) e o Claudio resolveu ir também. Ficamos hospedados na casa de uma das minhas amigas mais queridas, a Gi. Foram quatro dias muito legais. Primeiro, porque revi minha amiga e pudemos colocar um pouco da conversa em dia. Desde que me mudei de Florianópolis, não tínhamos mais tudo a oportunidade de conversar tanto. Segundo, porque adoro ir para São Paulo. Sou de uma cidade muito do interior, mas me considero urbana. Eu adoro cidades grandes. Gosto de estar em São Paulo, a cidade tem tanto a oferecer. Nesta noite, fomos conhecer o restaurante do Avelino, importador de vinhos que tínhamos conhecido na semana anterior na degustação de vinhos Bacci. Foi bem engraçado, pois combinamos de nos encontrar lá com o Marcel e a Nina, do Gourmandise, e o Marcel também já conhecia o Avelino. Foi uma noite muito agradável. Fazia muito tempo que eu não me sentia tão feliz em um jantar. Foi uma combinação perfeita: estar jantando com a Gi, acompanhada por pessoas legais e de bom papo, em um lugar bacana, de comida e vinhos ótimos. Adorei. E dei muitas risadas. Espero que possamos repetir em breve a experiência, em São Paulo ou aqui no Rio.
Nota: 91.0

Comentário do Claudio
Rótulo:
Rótulo que combina com o vinho.
Exame visual: Típica cor de Pinot.
Exame olfativo: Bouquet limpo com toques de cerejas, maçãs e algo floral. Muito bom.
Exame gustativo: Este foi o primeiro vinho da agradável noite no Vino! em São Paulo na companhia do Marcel e da Nina do blog Gourmandise, do Avelino, do Vino! e da Gi. Coube ao Marcel escolher o primeiro vinho e sua ótima sugestão foi o Bourgogne do Pacalet. Este é o vinho "básico" da linha, também natural e muito interessante. Não tem a complexidade dos outros vinhos que degustamos, mas é um Pinot limpo, delicado, elegante e muito agradável. Notas de frutas aliadas a toques florais. Um vinho que você consegue perceber a diferença por ele ter sido produzido de forma natural. Os vinhos do Philippe Pacalet merecem ser provados por todos que apreciam bons vinhos. Foi um ótimo início para um jantar bastante animado e, assim como escreveu a Rafaela, espero repetir em breve.
Nota: 90.0

Um comentário:

maicher disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.