26 de maio de 2007

San Domenico 2005 - Chianti Colli Senesi




















Nome:
San Domenico
Safra: 2005
País: Itália
Região: San Gimignano
Produtor: Fattoria Sovestro

Uvas/Corte: Sangiovese 100%
Teor alcoólico: 12,5%
Preço: R$ 24,98
Onde foi comprado: Supermercado Zona Sul - Jardim Botânico
Quando foi comprado: 18 de maio de 2007
Degustado em: 18 de maio de 2007
Onde bebeu: Na pizzaria do Supermercado Zona Sul - Jardim Botânico
Harmonizado com: Pizza Quatro Estações
Com quem: Claudio e Rafaela

Comentário da Rafaela
Exame visual: Rubi
Exame olfativo: A primeira tentativa de sentir que cheiros este vinho tinha foi satisfatória. O vinho causou uma boa impressão, apesar de o álcool ainda aparecer forte. Lá pelas tantas, talvez por influência dos cheiros do supermercado, senti cheiro de peixe, mas deve ter sido por obra do ambiente.
Exame gustativo: Eu não posso dizer que não gostei desse vinho, mas creio que o interesse por ele foi diminuindo a cada gole. Ele tem levíssima adstringência, o gosto é bom, o leve amargor não chega a incomodar tanto. Existe um agravante, apesar de conter apenas 12,5% de álcool, ele deixa você tonta ainda nas primeiras taças. Eu já estava assim no segundo copo. O ideal é beber bastante água, como sempre.
Nota: 84.0

Comentário do Claudio
Rótulo:
Simples e interessante. Lembra uma escrita a pena, dando um ar de tradicional. Apenas a logomarca da vinícola destoa por entrar em um hot stamp cobre. Bom rótulo.
Exame visual: Rubi leve indo para o violeta.
Exame olfativo: Não foi possível analisar devido ao meu resfriado.
Exame gustativo: Gosto muito de Chiantis. Acho que a uva sangiovese produz vinhos interesantes para o meu paladar. Para acompanhar uma pizza no Zona Sul achamos que seria uma boa pedida. Assim como os vinhos franceses, é difícil achar vinhos italianos na faixa de R$ 20,00, comprado em supermercado com uma qualidade razoável. Conseguimos achar mais boas surpresas entre os italianos do que entre os franceses. Contudo este Chianti se mostrou desequilibrado com álcool muito aparente mesmo com uma graduação não tão alta. Um vinho rústico, com acidez marcante. Tinge os dentes. Está na lista dos próximos vinhos um Chianti de boa qualidade.
Nota: 82.0

Nenhum comentário: