11 de maio de 2007

Salentein Pinot Noir Roble 2003




















Chegamos ao vinho 100 do Le Vin au Blog. A história do blog começou há aproximadamente seis meses, mas a nossa relação de vinhos degustados data de um pouco mais. A contagem começou - literalmente - no dia em que nos conhecemos, em 25 de novembro de 2005. Vale explicar que chegamos ao vinho 100 publicado no blog, mas não ainda aos 100 vinhos bebidos juntos, Claudio e Rafaela - isso vai valer outra comemoração. Um brinde aos próximos 100!

Nome:
Salentein
Safra: 2003
País: Argentina
Região: Uco Valley, Mendoza
Produtor: Bodegas Salentein
Site: www.bodegassalentein.com

Uvas/Corte: Pinot Noir
Teor alcoólico: 14,5%
Preço: R$ 30,00 - preço na Argentina
Onde foi comprado: Em Buenos Aires pelo Hélio
Quando foi comprado: julho de 2006
Degustado em: 6 de maio de 2007
Onde bebeu: Em casa
Harmonizado com: Pizza quatro queijos, queijos gorgonzola e gran formaggio
Com quem: Claudio e Rafaela

Comentário do Produtor

Soft red wine with violet tints. It has a delicate and lingering aroma, highlighting cherries, maraschino and dried fruits, together with a slight touch of tobacco and chocolate contributed by ageing in French oak barrels. It features a rounded mouth-feel, medium to high structure, and very ripe, soft and sweet tannins in perfect balance with its body. It has a pleasant and long finish.

Comentário da Rafaela

Exame visual: Grená
Exame olfativo: Cheiro meio adocicado, que lembra cheiro de frutas, bem agradável

Exame gustativo: Esse vinho foi trazido da Argentina pelo nosso amigo Helio no ano passado. Eu não tinha idéia disso até o dia em que fomos na Salitre, creio eu, ali no Leblon, e o Claudio me contou isso. Eu queria muito prová-lo, mas sempre aparecia um outro vinho que eu colocava na frente - aqui em casa, o Claudio até define mais quais vinhos serão comprados, mas na hora de escolher qual vinho degustaremos dos que temos em casa sou eu quem bate o martelo. :) Quando descobri que esse não era um vinho qualquer, passei a valorizá-lo mais. Foi assim que o elegemos para ser o nosso vinho número 100 do blog. Quando vimos, estava na hora de bebê-lo. Bom, vamos a minha análise. No primeiro gole, eu gostei bastante, mas depois fui sentindo um certo amargor no final que colocava a perder todas as boas impressões do início do gole. O gosto esquisito que fica na boca - retrogosto - diminui com certeza a nota do vinho. Ele também é levemente adstringente. De um modo geral, não é um vinho ruim, mas talvez eu esperasse mais...
Nota: 86.0

Comentário do Claudio
Rótulo:
Um rótulo simples, clássico e bastante elegante. Não é um rótulo específico para este vinho mas para toda linha mais básica da Salentein. Este rótulo indiscutivelmente valoriza o produto. O papel possui um discreto relevo e todos os outros elementos entram com sutileza. Uma bonita garrafa.
Exame visual: Cor de sangue, intenso.
Exame olfativo: Mesmo decantado por duas horas, percebe-se ainda um pouco de álcool. Morango e leve floral ao fundo.
Exame gustativo: Tinha uma boa expectativa em relação a esse vinho. O primeiro ataque em boca prometeu ser um vinho interessante, mas em segundos veio o revés. O final em boca estava muito vivo e queimando em excesso. Mostrou-se desequilibrado e matou qualquer outra característica do vinho. Com a pizza, se comportou um pouco melhor... Não era o que esperávamos.
Nota: 84.0 +

2 comentários:

Helio Salema disse...

Parabéns ao casal por chegar ao número 100 e espero em outras viagens fornecer o vinho 200, 300, 400...1000!
Abraço
Helio.

Le vin au blog disse...

Valeu Hélio. Novas viagens em vista? Quando vamos marcar o nosso vinho?
Abs.,