27 de maio de 2007

Finca La Linda Malbec 2005


















Nome:
Finca La Linda
Safra: 2005
País: Argentina
Região: Mendoza, Luján de Cuyo
Produtor: Luigi Bosca
Site: www.luigibosca.com.ar

Uvas/Corte: Malbec
Teor alcoólico: 14%
Preço: R$ 34,00
Onde foi comprado: Restaurante Empório Pax
Quando foi comprado: 22 de maio de 2007
Degustado em: 22 de maio de 2007
Onde bebeu: Restaurante Empório Pax
Harmonizado com: Pizza
Com quem: Claudio e Rafaela

Comentário do produtor
Característica cor vermelho intenso. Aromas a cereja e especiaria. Envelhecido em carvalho francês por três meses. Vinho bem equilibrado com taninos balanceados.

Comentário Rafaela
Exame Visual:
Não deu para ver a cor exata, pois o Empório PAX tem uma iluminação fraquinha, o que não é de todo mau.
Exame Olfativo: Cheiro de frutas vermelhas, chocolate.
Exame Gustativo: Este vinho tem um valor sentimental. Já comemoramos um ano de namoro com ele e agora chegamos a mais uma data, sendo comemorada também por ele. O Finca La Linda é daqueles vinhos que você fica superfeliz de ainda ter a garrafa toda pela frente - diferente de alguns que você pensa após o primeiro gole: oh, não, ainda tem todo o resto... Apesar dos 14% de álcool, não é um vinho que te deixa tonta de cara. Na verdade, com gosto agradável e bem equilibrado, o Finca La Linda vai te envolvendo aos poucos. A presença de taninos é quase imperceptível e ele tem um levíssimo amargo no final, que não desagrada, pelo contrário, o deixa ainda mais gostoso. Bom, já deu para perceber que este é um dos vinhos que mais gostei dentre os que já bebemos até agora.
Nota: 89,0

Comentário Claudio
Rótulo: Estilo clássico de rótulo. Bem feito, bonito e funcional. Nada de novo.
Exame Visual: Violeta Escuro
Exame Olfativo: Ameixa madura, frutas vermelhas maduras, final algo doce como chocolate e um pouco de café tostado.
Exame Gustativo: Finca la Linda é uma marca que gostamos. Em geral são vinhos bem feitos, corretos e com um preço interessante. Já havia degustado os Malbecs das safras 2003 e 2004. Descobrimos que o site garfada tinha indicado o Finca la Linda, linkando os comentários que fizemos aqui no Le Vin au Blog então resolvemos provar uma garrafa 2005 para ver como estava esta safra. A garrafa que bebemos apresentou um vinho mais intenso e com características mais jovens que as safras anteriores. Caminhou para um estilo mais moderno de vinho, com mais intensidade de fruta madura e um pouco mais denso. Acidez um pouco aparente, álcool bem integrado e leve adstringência. Final com algo de achocolatado/café com permanência agradável. Continua sendo uma boa compra. Acho que com um ou dois anos a mais vai ficar um vinho bem mais interessante. Bebemos no restaurante Empório Pax do Shopping de Botafogo. As opções de vinhos do restaurante são poucas mas com preços atraentes. Vale pedir o vinho para acompanhar seu jantar e a bela vista para o Pão de Açúcar.
Nota: 86.0 +

5 comentários:

Anônimo disse...

Nem a pau o Salton Talento é melhor que o Finca La Linda!

le vin au blog disse...

Olá Anônimo.
O importante é acreditar sempre no seu próprio paladar. O melhor vinho é sempre aquele que mais nos agrada. As vezes, um pequeno detalhe de um vinho, pode lhe ser mais agradável que outro. Gostamos muito do Finca la Linda. Para a Rafaela ele é melhor que o Salton. Para mim o Finca la Linda da safra 2003 é sem dúvida superior ao Salton e ao próprio La Linda 2005. Mas são detalhes para o paladar...quem sabe se abrirmos outra garrafa ela não vai estar melhor?
Obrigado pelo comentário, se você já bebeu outros vinhos que estão no blog deixe suas impressões.
Abs.,

Leandro Gualberto disse...

Ao Anonimo:

Em 1o lugar estamos tratando aqui de uma varietal do tipo Malbec. Ja o Talento e um corte de CS, Merlot e Tannat. Ja começa diferente por ai.
Apesar disso, comparado ao La Linda 2005, o Salton Talento 2004 da um banho. Bem mais equilibrado.
E claro que vinho e questao de gosto, mas minha opiniao e esta.

Parabens pelo blog!
Abraços

Le Vin au Blog disse...

Olá, Leandro!
Seja bem-vindo ao blog!
Muito obrigada pelo comentário!

Eu sou suspeita para falar sobre o Finca La Linda devido ao apego emocional. :) Foi um dos primeiros vinhos que provei.

De qualquer forma, concordo com você quanto ao Salton Talento, é um vinho muito bom, equilibrado e que merece atenção. Temos inclusive outra garrafa na adega, mas 2004.

Abraços.
Rafaela
Volte sempre!

Anônimo disse...

Bebi este vinho pela primeira vez em Palermo Soho em Buenos Aires. Logo percebi que tratava-se de um vinho diferenciado. Excelente custo benefício tb.
Parabéns pelo blog!

Abraço
Bruno