18 de maio de 2007

Château Latham 2003 - Corbieres




















Nome:
Château Latham
Safra: 2003
País: França
Região: Corbieres
Produtor: Château Saint Esteve
Site: www.chateau-saint-esteve.com

Uvas/Corte: Carignan 45%, Grenache 35%, Syrah 20%
Teor alcoólico: 13,5%
Preço: R$ 22,00
Onde foi comprado: Supermercado Zona Sul
Quando foi comprado: abril de 2007
Degustado em: 12 de maio de 2007
Onde bebeu: em casa
Harmonizado com: Estrogonofe de frango, arroz e batatas
Com quem: Claudio, Rafaela, Marie e Mario

Comentário da Rafaela
Exame visual: -
Exame olfativo: O cheiro me era familiar, já havia sentido em outros vinhos. Depois me dei conta de que realmente não gosto do cheiro de vinhos franceses - ou pelo menos dos que eu já provei até hoje.
Exame gustativo: Acho que preciso começar a fazer minhas anotações mais a sério, pois na hora de escrever simplemente não lembro mais de muitas informações e acabo misturando os vinhos. Ainda mais numa semana cheia de enoexperiências como foi a passada. Este vinho foi comprado no Zona Sul por um preço baratinho. Dizem que sempre é necessário desconfiar quando um vinho francês tem preço baixo. Bom, sobre este havia boas indicações. Um cara daqui do Rio, que dizem ser bem entendido no assunto de vinhos, deu a dica em alguma revista/jornal e o Claudio se entusiasmou. Para um vinho francês barato - sem maldade aqui -, pode-se dizer que ele vale a pena. O provamos em uma noite aguardada há tempos. Claudio e eu viramos quase moradores da casa da Marie e do Mário e nunca dava jeito de eles virem aqui em casa. Finalmente, no sábado, conseguimos acertar nossas agendas. :) Depois de muito discutirmos o cardápio que deixaria nossos amigos queridos contentes, o Claudio optou por algo simples, mas que todo mundo gosta: estrogonofe. Hummm, estava tão bom. E o vinho foi um bom acompanhamento. Até o Mário trocou sua Coca-cola safra maio 2007 para prová-lo.
Nota: 86.0

Comentário do Claudio
Rótulo:
Um rótulo como você já deve ter vistos muitos por aí. Sem nenhum datelhe marcante ou qualquer característica específica. Um rótulo sem charme.
Exame visual: Grená.
Exame olfativo: Um cheiro que lembra alguns Bordeaux: terra, pimentão, especiarias. Un nariz que já sentimos em outros vinhos.
Exame gustativo: Comprei este vinho depois de ler uma indicação num blog do Globo. É um vinho interessante. Leve acidez e amargor, boa permanência. Deixa a boca um pouco seca no seu final e tinge os seus dentes. Um corte que regularmente não provamos mas que se mostrou bastante agradável e acompanhou bem a comida. Sempre desconfio de vinhos franceses, vendidos em supermercado por um preço baixo, na faixa de R$ 20,00. Dificilmente se consegue alguma coisa boa mas no caso do Chateau Latham foi uma boa surpresa, não vai mudar a sua vida mas vale provar.
Nota: 85.0

2 comentários:

Mauro disse...

Comprei um hoje(21-05)e após degustá-lo mandarei minhas impressões.Abraços.

mauro disse...

O vinho é bom,tem que esperar um pouco, um decanter faz falta nesta hora mas o vinho tem boas qualidades e pelo preço realmente compensa.
Abraços.