25 de março de 2007

Luna - Syrah 2002




















Nome: Luna Syrah
Safra: 2002
País: Argentina
Região: Alto Agrelo, Mendoza
Produtor: Finca la Anita
Site: www.fincalaanita.com


Uvas/Corte: Syrah 100%
Teor alcoólico: 14,8%
Preço: R$ 25,00 - preço na Argentina
Onde foi comprado: Buenos Aires - Argentina, pelo Hélio
Quando foi comprado: julho de 2006
Degustado em: 23 de março de 2007
Onde bebeu: Em casa
Harmonizado com: Talharim com molho de tomates e calabresa
Com quem: Claudio e Rafaela

Comentário do Produtor
LUNA da nombre a este Syrah de nuestra FINCA LA ANITA, cosecha 2.002. Este vino rotundo y elegante, se produjo en nuestra bodega con uvas de nuestro parral de Syrah, maduradas por el sol de Mendoza, en la ladera de las cumbres más altas de la cordillera de los Andes.
Aromas especiados y sensación aterciopelada en boca invitan a beberlo a temperatura ambiente. Tenemos la certeza de que nuestros amigos lo disfrutarán plenamente si lo beben joven, apreciando los matices que el reposo en maderas de roble francés nuevo le ha otorgado. También deparará sorpresas su evolución en la guarda.
Alcohol: 14,8 %
Acidez: 4,91 gr/lt expresado en ácido tartárico.
Enólogo: Ing. Antonio Mas.
Notas del enólogo: Un Syrah elegante, aterciopelado, untuoso, fácil de beber, sin concentraciones perniciosas. Cuerpo medio, color púrpura, voluptuoso. Ideal para acompañar comidas especiadas.
SON SOLO 18.666 BOTELLAS

Comentário da Rafaela

Exame visual: Bonita cor rubi.
Exame olfativo: Inicialmente senti cheiro de maria-mole, principalmente na rolha, que, diferente de muitos outros vinhos, tinha uma cor bem clarinha. Na primeira taça, continue sentindo cheiro de maria-mole. Depois, apenas um cheiro doce, mas que não consegui identificar.
Exame gustativo: Fazia tempo que não bebia um vinho que me agradasse assim. Gostamos bastante. Resolvemos beber um vinho de última hora. Estava uma chuvinha, que depois parou e deu até para a gente ir para nosso canto preferido, a varanda. Bom, voltando ao vinho, que é o que interessa, com acidez leve e taninos mais leves ainda, esse Luna enche a boca com um gosto muito agradável, bom corpo, como deve dizer o Claudio, levemente sedoso também. E um tempo de permanência, pois já aprendi o que é isso, impressionante. Acho que nunca havia bebido um vinho que 'durasse' tanto assim na boca. Recomendo.
Nota: 89.0

Comentário do Claudio
Exame visual:
Rubi intenso e brilhante, bela cor.
Exame olfativo: Início de vegetais passando para um cheiro doce, "maria-mole", ameixa e um pouco de baunilha. Interessante.
Exame gustativo: Luna é a segunda marca da Finca la Anita, que é um produtor que faz vinhos buscando extrair o "terroir", com menos interferência do homem. A expectativa de um bom vinho no dia que estreiava uma nova taça de Syrah. E nada melhor que provar o vinho e descobrir que ele é melhor do que você esperava. Vinho com bom corpo, boa estrutura, muita fruta que estava totalmente integrada com 14,8% de álcool. Um belo vinho que enche a sua boca. Levemente sedoso. Um final muito longo e com outros sabores aparecendo. Acidez e açúcar adequados. Combinou bem com a massa e especialmente com a calabresa e que nos sugeriu que poderia ser um bom acompanhante para uma carne. Decantado por uma hora meia. Pronto para beber e mostrou também que tinha um potencial para ser guardado. Um belo Syrah!
Nota: 90.0

Nenhum comentário: