14 de março de 2007

Gracia de Chile - Pinot Noir - 2003
















Nome:
Gracia de Chile - Seleccion Limitada

Safra: 2003
País: Chile
Região: Santa Ana Estate Vineyard - Bio Bio Valley
Produtor: Corpora Viñedos e Bodegas

Uvas/Corte: Pinot Noir 100%
Teor alcoólico: 13,5%
Preço: R$ 50,00
Onde foi comprado: Espírito do Vinho, na Cobal, no Rio de Janeiro
Quando foi comprado: outubro de 2005
Degustado em: 10 de março de 2007
Onde bebeu: Em casa, no Rio de Janeiro
Harmonizado com: Massa com molho de tomate
Com quem: Claudio e Rafaela
Comentário do Produtor
Um cuidado especial recebeu este Pinot Noir Relativo, tanto em nosso vinhedo Santa Ana Estate, localizado no Vale Bio-Bio, como na adega, para potencializar sua expressão varietal. Vermelho rubi muito atrativo, revela aromas de cereja e violeta. A poderosa fruta Pinot Noir é levada ao paladar com uma suave e elegante estrutura, junto com seu final aveludado. Servir entre 14º e 16º.

Comentário da Rafaela
Exame visual: Vinho de uma bela cor avermelhada, clarinho, supertransparente.
Exame olfativo: Talvez floral, como diz o Claudio abaixo, mas nada muito significativo. (É, Mauro, isso não é mesmo para qualquer um).
Exame gustativo: Vinho agradável, que deixa um gosto bom na boca. Sei que parece estranho dizer isso, mas o vinho era levemente viscoso (ainda lembro da cara de nojo do Claudio ao eu comentar isso e lembro também dos personagens do Rei Leão, Pumba e Timão, que comiam larvas e sempre diziam: "viscoso, mas gostoso"). Devaneios e sandices à parte, o vinho podia estava levemente alterado, mas ficou dentro das expectativas.
Nota: 85.0

Comentário do Claudio
Exame visual:
Tom bastante claro de rubi.
Exame olfativo: Nariz difícil de descobrir, um pouco de floral, frutas, passando por ameixa, e, às vezes, não tão agradável.
Exame gustativo: Este vinho ficou guardado mais tempo do que devia. Não chegou a estar passado, mas deu para notar que perdeu um pouco do seu frescor. É um vinho com característica de jovem, porém não estava vibrante como deveria. Corpo médio e aspectos de perfil de Pinot Noir. Floral, um pouco licoroso e lembrando frutas em compotas. Final longo que poderia ser um pouco mais suave. Deveria ter sido bebido no ano passado. Foi decantado por duas horas e servido a uma temperatura de 16º.
Nota: 86.0

Nenhum comentário: