9 de fevereiro de 2007

Aglianico Villa Matilde 2003




















Nome:
Aglianico

Safra: 2003
País: Itália
Região: Cellole
Produtor: Villa Matilde
Site: www.fattoriavillamatilde.com

Uvas/Corte: Aglianico 100%
Teor alcoólico: 13%
Preço: R$ 34,00 (preço promocional)
Onde foi comprado: Expand Store - Centro do Rio de Janeiro
Quando foi comprado: 09 de fevereiro de 2007
Degustado em: 10 de fevereiro de 2007
Onde bebeu: Em casa, no Rio de Janeiro
Harmonizado com: Queijos gouda e massdan, gran formaggio e cogumelos temperados. Excelentes pães do Talho Capixaba. Recomendamos.
Com quem: Claudio e Rafaela

Comentário da Rafaela
Exame visual: Rubi.
Exame olfativo: Cheiro de batata cozida foi só o que consegui sentir...
Exame gustativo: Nunca havia bebido um vinho que provocasse essa 'secura' na boca como a provocada por esse anglianico. Fiquei superimpressionada. Parecia que toda a umidade da minha boca havia sido retirada. Eu esperava mais do vinho, mas não cheguei a ficar decepcionada. Havíamos combinado uma brincadeira, mas a minha pouca experiência em comprar vinhos, ou melhor, em lidar com vendedores das lojas de vinhos, fez com que não saísse como o planejado infelizmente. Fiz uma listinha com as opções que vi no site da Expand. Fiz pesquisas na Internet e sabia tudo sobre as minhas escolhas. Cheguei na loja, só havia duas das opções selecionadas. Um estava acima do valor planejado e outra, segundo o vendedor, era um vinho muito leve. Bom, acabei aceitando a sugestão dele, mas no primeiro passo fora da loja, pensei que havia sido muito tola. A brincadeira foi por água abaixo porque nunca havíamos bebido essa uva antes. Valeu pela experiência, de qualquer forma, pois talvez nunca chegássemos a provar tal vinho. Espero que na próxima eu consiga ignorar os apelos dos vendedores e seja menos influenciável.
Nota: 86.0

Comentário do Claudio
Exame visual:
Tom escuro rubi-violeta.
Exame olfativo: Ameixa foi o principal cheiro. Também um pouco de pimentão, leves frutas e floral. Apesar disto não é um cheiro muito complexo. Um cheiro que certamente você já sentiu em algum vinho antes.
Exame gustativo: Mais um vinho provado às cegas. Desta vez eu não tinha nenhuma idéia do que estava degustando. O mais interessante foi degustar uma uva italiana que jamais tinha provado, Aglianico da região sul da Itália. O que mais caracterizou este vinho foram os fortes taninos que deixavam a boca completamente seca. Mesmo o vinho tendo sido decantado por 2:30hs, me pareceu um vinho que tinha um potencial de guarda. Também achei que acompanharia muito bem um prato de filet. Valeu bastante provar uma uva diferente de uma região que não conhecia. Certamente iremos beber outros vinhos de lugares diferentes.
Nota: 86.0+

Um comentário:

Caíque de Moraes disse...

Prezados,
Para enriquecer a experiência de degustar uvas italianas autoctones, segue uma dica:
Perdera Monica di Sardegna D.O.C

A uva é a Monica di Sardenha e o produtor e Argiola.
Pode ser encontrado na Expand.

Saúde....
Fico no aguardo dos comentários.
Abs

Carlos Machado